Os CADERNOS DO CEHL fazem parte do projeto didático-pedagógico do Curso de Especialização em Homeopatia de Londrina e Polos (EAD-CEHL). Contempla uma nova metodologia, desenvolvida ao longo dos últimos anos, para facilitar o aprendizado da racionalidade homeopática. Entre as inovações propostas, a disciplina de Metodologia de Ensino e de Pesquisa deixou de ser administrada separada dos temas homeopáticos, para caminhar juntamente com o conteúdo programático do curso, como pano de fundo. No novo método os estudantes de Homeopatia são estimulados à construção de uma RELEITURA DE MATÉRIAS MÉDICAS previamente escolhidas, a fim de atuarem como pesquisadores e apresentadores de uma nova visão de estudo e entendimento. São assessorados por professores e tutores, que também participam ativamente do processo. Os trabalhos são apresentados ao final do curso em forma de aula e publicados neste espaço, como forma de contribuição ao estudo da Matéria Médica Pura.
Segundo a autora desta proposta de RELEITURA de Matérias Médicas, professora Maria Inez Nogueira Garcia*, o primeiro ponto de partida é a substância do medicamento e o primeiro ponto de chegada são os sintomas das experimentações. A síntese elaborada é o novo ponto de partida, representa o saber aprendido, mais articulado.

Ao gerar as contradições promove-se a superação do saber imediato, no mediato, possibilitando a elaboração de nova síntese, promovendo a aprendizagem, que é ponto de chegada. Esse torna-se imediatamente em um novo ponto de partida para novas aprendizagens.

A elaboração dessa nova síntese é composta por etapas interligadas e interdependentes, que ARNONI (2004) denomina de Resgatando/Registrando, Problematizando, Sistematizando e Produzindo.

Analisa-se, primeiramente na RELEITURA DAS MATÉRIAS MÉDICAS a “essencia” da substância do medicamento. Observa-se a sua origem na natureza, as características do ambiente onde é encontrada, a dinâmica da substância nas intoxicações, para estabelecer analogias entre essas características da substância e os sintomas nas experimentações puras e assim entender a essência ( = informações sutis) transmitidas pela substância e a similaridade com o experimentador e/ou paciente.

Estabelecer a bipolaridade dialética da medicação, nas modalidades: Desejos – Aversões, Piora – Melhora, bem como construir a polaridade oposta para aquelas MATÉRIAS MÉDICAS que não as contém, sem perder de vista a totalidade, que é a visão de conjunto.

Propõem-se estabelecer ainda, a dialética dos sintomas (gerais, mentais, locais), estabelecendo-se interconexões e correspondências entre os sintomas mentais e sua correspondência analógica no corpo. E finalmente a construção o Tema, que corresponde à qualidade, que por sua vez também corresponde a uma quantidade de sintomas.

*A Professora Maria Inez Nogueira Garcia foi responsável pela disciplina de Metodologia de Pesquisa e Ensino do CEHL entre 2006 e 2009, e é autora do trabalho “A Experiência Dialética no Método de Ensino do CEHL”.